sexta-feira, 15 de dezembro de 2023
Ossada humana encontrada no pico do cabugi é de homem desaparecido há 7 anos
Exames de DNA realizados pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) do Rio Grande do Norte confirmaram que uma ossada encontrada no Pico do Cabugi, na região central do estado, é de um homem de 61 anos que estava desaparecido há 7 anos no estado.
O resultado do trabalho do Laboratório de Genética Forense e do Núcleo de Antropologia e Arqueologia Forense foi divulgado pelo órgão nesta quinta-feira (14).
Em agosto de 2016, Júlio Lins da Silveira Sobrinho saiu de Natal para subir o Pico do Cabugi, em Angicos, a fim de pagar uma promessa, segundo a família. Desde então ele não foi mais visto.
O pico é uma formação geológica que se eleva a mais de 500 metros de altura acima do nível da planície da região, localizada entre os municípios de Fernando Pedroza e Angicos.
Ossada encontrada em 2020
Em 2020, os peritos do órgão realizaram uma subida ao Pico e conseguiram encontrar restos humanos em uma área de difícil acesso. Segundo o Itep, a equipe realizou a coleta dos vestígios com auxílio de um drone.
Desde então, se iniciou o processo para identificação da ossada. Com a impossibilidade de confirmação por impressões digitais e arcada dentária, o único meio foi o DNA.
“A ossada estava em um avançado estado de degradação, o que comprometeu os resultados das análises de DNA e consequentemente a identificação”, destacou Fabrício Fernandes, perito oficial e chefe do Laboratório de Genética Forense do Itep.
Confirmação levou três anos
De acordo com o profissional, inúmeras amostras foram examinadas durante esse tempo, com cada uma levando de 20 a 30 dias para ser totalmente analisada. E, após mais de três anos, houve a confirmação.
“Foi um caso muito complexo. Mas depois de muita dedicação de toda a equipe, conseguimos um perfil genético completo. Comparamos com o DNA obtido do filho e concluímos o vínculo de paternidade. A ossada é do senhor Júlio Lins da Silveira Sobrinho”, afirmou. Fim da Linha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vergonha: Deputados do RN que votaram a favor da blindagem e anistia
Os deputados federais do RN: General Girão (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Karla Dickson (UB) mas de mudança para o PL, votara a favor da ...

-
Os Agentes de Saúde e Endemias do município de Porto do Mangue na região Salineira, estão na espectativa de receberem o maís rápido possív...
-
Nesta quinta feira, 09 de janeiro de 2025, aconteceu um acidente na estrada que dá acesso à Barragem, em Itajá, no vale do Açu. As primeir...
-
É com profundo sentimento que comunicamos o falecimento da Professora Janicleide. Nossa cidade está de luto e bastante abalada com essa tr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.