quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Após protesto do MST, governo informa que processo de destinação das terras próximo ao DIBA está em fase final

Um dia após manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearem um dos acessos ao Distrito Irrigado do Baixo Açu (Diba), na RN-118, o Governo do Rio Grande do Norte afirmou que está finalizando o edital que vai selecionar integrantes do movimento para ocupação de áreas do projeto irrigado. O protesto aconteceu na manhã de segunda-feira (1º), quando cerca de 300 militantes fecharam a via usando galhos e fogo para cobrar o repasse de terras. O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, disse que o processo está em fase final e deve ser publicado “em breve”. Segundo ele, o edital atenderá uma demanda dos agricultores da região e vai regulamentar a seleção dos beneficiários para uma área do Baixo Açu. “Tem um edital de licitação destinado à agricultura familiar que o Governo do Estado está preparando e concluindo o processo, que vai tratar da seleção desses agricultores familiares para uma área lá do Baixo Açu. O governo está correndo, tem as questões legais que precisam ser cumpridas, mas num breve espaço de tempo isso deve estar sendo liberado, porque é uma cobrança dos agricultores”, afirmou. O protesto promovido pelo MST impediu a passagem de veículos no trecho próximo ao Diba, entre Alto do Rodrigues e Ipanguaçu. O grupo reivindica o repasse de cerca de 3,5 mil hectares de terras. Segundo o movimento, há um acordo firmado com a governadora Fátima Bezerra que não teria sido cumprido.

Mais um acidente na RN-118, dessa vez um motociclista fica ferido

Um motociclista ficou ferido após um acidente registrado na noite desta terça-feira, 2 de dezembro de 2025, na RN-118, em Ipanguaçu. A ocorrência envolveu a moto da vítima e um caminhão que trafegavam no mesmo sentido da rodovia. De acordo com informações colhidas no local, o trecho já havia sido palco de um incidente mais cedo, quando uma vaca solta na pista atingiu outro veículo e causou apenas danos materiais. Horas depois, o motorista do caminhão retornou ao ponto do primeiro impacto para avaliar a situação e acabou reduzindo a velocidade. O motociclista, que seguia logo atrás, não percebeu a diminuição brusca e atingiu a traseira do caminhão. Com o choque, ele foi arremessado ao chão. Moradores que presenciaram o acidente relataram que a batida foi bastante violenta. A equipe da ambulância do Hospital Municipal de Ipanguaçu foi acionada e realizou os primeiros atendimentos. A vítima, que ainda não teve o nome divulgado, foi levada para a unidade de saúde. O estado clínico dele não havia sido informado até o fechamento desta matéria.(Jalisonferreira).

Após protesto do MST, governo informa que processo de destinação das terras próximo ao DIBA está em fase final

Um dia após manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearem um dos acessos ao Distrito Irrigado do Baixo A...